O Laboratório
O Laboratório de Toxicologia "in silico" da UnB, ou simplesmente inSiliTox, foi inaugurado no dia 08 de novembro de 2019, com o objetivo de aglomerar o conhecimento nas áreas de Toxicologia, Química Computacional, Farmacologia, Química Farmacêutica, Epidemiologia, Bioquímica entre outras, através de uma abordagem computacional. Nossos alunos de graduação e pós buscam soluções a problemas associados à saúde humana ou ao meio ambiente, utilizando ferramentas de análise de dados, modelagem molecular, virtual screening, docking, dinâmica molecular, QSAR (Quantitative Structure Activity Relationship), predições de metabolismo e endpoints toxicológicos.
Estamos localizados na sala AC 122 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, em um espaço de aproximadamente 40 m2, e contamos com diversas estações de trabalho conectadas a um servidor/GPU AMD Ryzen 9 3900X de 12 núcleos (24 threads) 64GB de memória RAM tipo DDR4 e GPU Nvidia Quadro RTX 4000 de 8GB.
Dentro do inSiliTox está o grupo de pesquisa certificado pelo CNPq e pela UnB, intitulado "Avaliação computacional de dados, processos e moléculas de interesse na saúde humana" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6083338172688838), sob a liderança do Prof. Dr. Mauricio Homem de Mello.
A missão do InSiliTox é gerar conhecimento, relevante na área farmacêutica, para aprimorar terapêuticas minimizando efeitos adversos, contribuir para o meio ambiente e a preservação das espécies, utilizando técnicas de avaliação computacional e análise de dados populacionais.
Nossos valores são: 1 - Cuidar das pessoas e do meio ambiente; 2 - Contribuir para a inovação dos métodos toxico/farmacológicos que não envolvam animais diretamente; 3 - Formar profissionais, mestres e doutores conscientes de seu papel no planeta, com qualificação e ética.